Experiência
A escassos metros do Hotel está o PO.RO.S, Museu Portugal Romano em Sicó. Trata-se do mais recente equipamento museológico de Condeixa. Um projeto cultural que faz parte da rota da romanização composta pelos concelhos de Condeixa, Penela, Ansião, Alvaiázere e Tomar. Enquanto espaço multimédia e virtual, funciona em articulação com Conimbriga.
O PO.RO.S, Museu Portugal Romano em Sicó, ocupa a antiga casa solarenga da Quinta de São Tomé, classificada como Valor Concelhio. Aqui o visitante tem a oportunidade de conhecer e experienciar, tridimensionalmente, uma grande aventura: a epopeia da romanização da Lusitânia, em geral, e do território de Sicó, em particular.
Uma dúzia de salas compõe este museu interativo que interpela o visitante, deixando-o com os sentidos alerta. Ao entrar na sala Tempus Fugit dá-se início ao regresso ao passado, com a revisão de acontecimentos que alteraram o curso da História, dos mais recentes aos mais longínquos, como o 11 de setembro, a II Guerra Mundial e os Descobrimentos. É na sequência destes episódios que recuamos até aos tempos da fundação de Roma e à chegada dos Romanos à Península Ibérica.
A viagem continua pela sala Roma, Engenho e Glória onde ficamos a conhecer as origens do Império Romano, a sua formação e história, e onde não faltam também as lendas deste povo.
Através da sala Legiões, Conquista e Poder é possível demonstrar, de forma bastante lúdica, a importância do exército para a expansão de Roma e para a constituição do Império.
De sala em sala chega-se aos Confins do Império – As Terras de Sicó, onde um filme com reconstituição 3D de Conimbriga ajuda a conhecer o quotidiano de quem aqui vivia.
Mostrar como a tecnologia romana revolucionou a construção das novas cidades é o objetivo da sala Construtores de Cidades, a Urbe. Já o espaço Civitas, o Governo da Cidade é dedicado à organização política, judicial e administrativa do Império. Aqui fica também a perceber de que forma o latim se tornou a língua materna de uma série de idiomas. Através da sala Agris Economia e Território, torna-se clara a importância do comércio no mundo romano e da rede viária na aproximação de um império tão vasto.
A família era o núcleo da vida privada dos Romanos. Conheça o lugar do escravo, o papel da mulher e a importância do casamento e da sexualidade, através da sala Intimidade e Vida Privada. Na sala Deuses e Religião, testemunha-se uma grande transformação: a mudança do politeísmo para o monoteísmo cristão. Em revista está a forma como os Romanos souberam adaptar as divindades locais aos seus cultos. O objetivo é claro: mostrar como Roma contribuiu para a expansão do cristianismo no mundo.
O lado mais hedonista da vida deste povo surge na sala Carpe Diem, sob uma perspetiva cultural, artística e até social, onde não faltam as preocupações quotidianas com o vestuário e a higiene, os costumes e tradições. Um espelho interativo permite ao visitante vestir virtualmente uma personagem de Roma.
A saúde através da água é uma máxima que os Romanos levavam à letra. Na Sala Os Banhos, as termas são perspetivadas como o motor da vida social e cultural romana. É recriado o ambiente da linha de água preexistente na Quinta de S. Tomé, através de jogos de luz que dão a sensação da água e do vapor.
O legado de Roma, o modo como sobreviveu e se encontra bem presente, em diferentes campos, na sociedade contemporânea é o tema central da sala Nós, os Romanos. É ainda aqui que fica a conhecer a história das escavações e da arqueologia em Conimbriga.
Por fim, os visitantes são convidados a “Mostrar o romano que há em si” deixando um contributo para a exposição.
Conímbriga Hotel do Paço
Rua Francisco Lemos, 43
3150-140 Condeixa-a-Nova
Faça a sua reserva aqui
Tel.: (+351) 239 944 025
(Chamada para a rede fixa nacional)
geral@conimbrigahoteldopaco.pt